A tartamudez, ou gagueira, como é popularmente conhecida, é caracterizada por repetições ou prolongamentos freqüentes de sons, de sílabas ou de palavras, ou por excitações ou pausas freqüentes que perturbam a fluência verbal. Só se considera como transtorno caso a intensidade da perturbação incapacite de modo marcante a fluidez da fala.
A gagueira pode ser orgânica ou patológica/emocional. No caso da gagueira orgânica temos um problema fisiológico, podendo ter sido ocasionada por um AVC (derrame), um traumatismo craniano e até por problemas neurológicos. A hipnose, neste caso, pode atuar como excelente coadjuvante no tratamento, melhorando o sintoma e potencializando a eficiência de outras especialidades, como a medicina, fonoaudiologia etc.
Mas é na resolução da gagueira emocional que a hipnoterapia se mostra única, rápida e precisa, normalmente com resultados visíveis já na primeira sessão. A gagueira emocional ou patológica costuma ser oriunda de um trauma ocorrido na infância, um “choro engolido”, uma palavra não dita. Naturalmente, as causas emocionais podem ser as mais diversas, mas percebemos que a maioria das emoções atreladas à gagueira estão relacionadas a estes momentos traumáticos nos quais a pessoa foi obrigada a reprimir um choro e falar ao mesmo tempo, ou querer falar algo e ter de reprimir, ficando com aquilo “travado” na garganta. Com a hipnose podemos voltar ao momento do trauma e ressignifica-lo, corrigi-lo, eliminando assim o problema que originou a gagueira.