O uso da hipnose para propiciar não só uma gravidez mais confortável, mas também um parto mais seguro e indolor não é novidade, sendo documentado desde 1920, na Rússia. O Dr. Platanov ficou famoso por suas técnicas “hipno-obstétricas”, e o próprio Ferdinand Lamaze, quando visitou a Rússia, trouxe para a França aquilo que ele chamou de Método Lamaze, utilizado até hoje. Ele chamava de “parto sem dor através de métodos psicológicos”.
O próprio Papa Piu XII, em 8 de janeiro de 1956, num dos seus célebres discursos no Vaticano, recomendou o uso de hipnose no parto natural sem dor.
Atualmente os benefícios do uso da hipnose na gravidez e no parto são vastamente estudados, como publicado em julho de 2007 pelo British Journal of Anesthesia*. Não só os médicos britânicos já reconhecem os benefícios da hipnose, como a própria Família Real. Em 2013 a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, esposa do Príncipe William, fez uso da hipnoterapia para tratar os terríveis enjoos que sentia durante a gravidez, o que estava comprometendo sua alimentação e saúde do bebê. A Duquesa chegou a ser internada por conta dos fortes enjoos, que só melhoraram quando passou a tratar-se com uso da hipnose. O sucesso foi tamanho que até mesmo quando foi dar a luz, no St Mary’s Hospital, em Londres, utilizou da hipnose para um parto livre de dor, tensões e ansiedades. A própria Família Real Britânica confia e reconhece a hipnose. E você?.