Hipnose é um estado mental natural, de alta concentração, que experimentamos diariamente. O corpo e a mente consciente ficam relaxados, enquanto o inconsciente (ou subconsciente) permanece alerta, só que mais acordado e bastante receptivo a sugestões positivas de mudança. Neste estado é possível focar intensamente em um único pensamento, memória, sentimento ou sensação enquanto as distrações são bloqueadas.
O Que é Hipnose?
O papel do hipnoterapeuta é agir como um guia, conduzindo-o através deste estado altamente receptivo onde você pode comandar sua mente a fazer mudanças positivas em sua vida. A hipnose faz com que toda a sua mente trabalhe para alcançar aquilo que você deseja. Ela mantém focada a parte consciente da mente, que controla as coisas pela lógica e força de vontade, e a parte subconsciente, que entra em piloto automático ou relembra hábitos antigos.
Sofia Bauer
Psiquiatra
“Hipnose é um estado alternativo de consciência ampliada, onde o sujeito permanece acordado todo o tempo, experimentando sensações, sentimentos, talvez tendo imagens, regressões, anestesia, analgesias e outros fenômenos hipnóticos enquanto está neste estado. Você fica mais interno, mais focado, mais acordado. Durante o transe, você vai se desligando das percepções externas e tem uma grande atividade interna, sem perder seu estado de alerta.”
Por Que Escolher a Hipnoterapia?
A Hipnoterapia é um método seguro e eficiente, cientificamente reconhecido, de resultados rápidos e permanentes para ajudar as pessoas a superarem seus problemas utilizando os vastos recursos de sua própria mente. Trabalhamos com Hipnoterapia Avançada pelo Método Kraisch e com o protocolo de hipnose OMNI, processo de hipnoterapia com certificado ISO 9001, o que atesta e reconhece sua qualidade internacionalmente, aumentando consideravelmente os resultados de tratamento para o problema do cliente. De aplicação abrangente, o processo de hipnoterapia permite o cliente sentir resultados positivos já na primeira sessão. A hipnose trabalha no campo da mente subconsciente, responsável por 95% de quem somos e de nosso comportamento, agindo diretamente na causa dos problemas e sintomas, sejam eles emocionais e até nos físicos. Buscamos não apenas entender como os problemas se desenvolvem no subconsciente, mas também como eliminá-los, reprogramando a mente para aumentar consideravelmente nossa qualidade de vida. Na nossa mente está a causa e a solução para nossos problemas, e todos temos o poder de acessa-la para despertar este potencial.
Quantas sessões de hipnoterapia irei precisar?
Através da Hipnoterapia Avançada, em 90% dos casos conseguimos obter excelentes resultados já na 1ª sessão, muitas vezes nem precisando de mais sessões.
No entanto, o trabalho entre cliente e hipnoterapeuta é um processo cocriativo, e a duração das sessões é única para cada pessoa. A quantidade de sessões é determinada não só pelo problema a ser tratado, como também pela força de vontade, desejo de mudar, e a forma como você lida com a resistência de sua mente a mudanças.
Quais as vantagens da Hipnoterapia Avançada?
O Protocolo de hipnoterapia da OMNI possui certificação ISO9001, o que atesta e reconhece sua qualidade internacionalmente. Ainda, o processo de Hipnoterapia Avançada visa solucionar o problema em uma única sessão, o que ocorre 90% das vezes, diferenciando-se de outras propostas terapêuticas onde são necessárias várias sessões, as vezes ao longo de anos, apenas para descobrir a origem do problema.
São técnicas orientadas a processos, direcionadas para resultados e objetivos, com a maior probabilidade de soluções sustentáveis dentro do mais curto espaço de tempo.
Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?
Sim, praticamente todo mundo que realmente quer ser hipnotizado pode entrar em hipnose. Se alguém entra ou não em hipnose vai depender de sua vontade de o fazer, de estar livre de medos e querer ter a experiência. No entanto, nem todos entram na mesma velocidade.
A exceção são as pessoas com problemas mentais graves, com processo cognitivo afetado, de modo a impedir a comunicação e de seguir as instruções.
Qual a sensação de estar em hipnose?
A sensação é diferente para cada pessoa, mas uma coisa é certa: Todo mundo relata uma sensação muito boa.
Uns se sentem pesados, outros muito leves, e ainda outros que relatam não sentir mais seus corpos, sendo nada mais que seus pensamentos.
Não existe um sinal ou aviso informando que está entrando em hipnose. Até mesmo as transições entre os diferentes níveis de hipnose são fluidas e nem sempre claramente diferenciadas. No entanto, quando uma pessoa entra definitivamente em qualquer nível de hipnose, um hipnoterapeuta qualificado pode ajudar a tornar a experiência perceptível para o cliente através de várias características distintivas e sinais.
Vou lembrar de traumas do passado?
Frequentemente os sintomas atualmente apresentados estão associados a algum evento ocorrido no passado, que muitas vezes pode estar esquecido, soterrado no subconsciente. O resgate destas lembranças é feito de maneira controlada, onde é ressignificado e tratado. Por ser re-interpretada, aquela memória que talvez fosse trazer dor e sofrimento é dissociada daquela emoção negativa, e assim, tratando a causa, o sintoma desaparece.
Pessoas de mente fraca são mais fáceis de hipnotizar?
Um mito e até uma incongruência. Pelo contrário, pessoas mais inteligentes e criativas normalmente são mais fáceis de hipnotizar. O fato de uma pessoa ser ou não mais facilmente hipnotizável vai depender de sua vontade de o fazer e estar livre de medos.
E se eu não voltar do transe?
Impossível, não passa de um mito. O transe é um estado natural da mente. Entramos em estado de transe todos os dias, seja vendo um filme, lendo um bom livro, ou até “viajando na maionese” quando tomamos um banho ou dirigimos, por exemplo. Com o transe hipnótico é semelhante, e o próprio corpo se encarrega do despertar. O máximo que pode ocorrer é a pessoa ir do transe para o estado de sono normal – e então acordando normalmente.
Posso revelar segredos ou fazer algo contra minha vontade?
MITO. Durante o transe nossa mente subconsciente está alerta, com nossos instintos de sobrevivência e auto defesa em funcionamento. Você não irá dizer ou fazer nada que vá de encontro a sua moral ou ao seu sistema de crenças. Além disso, ninguém pode ser hipnotizado contra sua vontade.
Com a hipnose ocorre a hipermnésia, ou seja, um aguçamento da memória, que pode te fazer lembrar de fatos totalmente esquecidos e te ajudar a dizer o que necessita dizer – mas não pode te forçar a isso se você não tiver vontade de falar.
Ficarei desacordado durante a hipnose?
Apesar de “hipnose” significar “estado semelhante ao sono”, você não estará dormindo ou inconsciente. Pelo contrário – você ficará extremamente alerta ao que ocorre a sua volta, porém estará tão relaxado e tão focado que poderá escolher ignorar essas distrações.
Hipnose é causada pelo poder do hipnotizador?
Mentira. Toda hipnose é uma auto-hipnose, e o hipnotizador agirá como um condutor do processo. Com tantos filmes, mitos e mistérios sobre a hipnose, tornou-se popular a imagem do hipnotizador misterioso, frio, com poderes capaz de dominar as mentes, mas isto está longe de ser verdade. A hipnose ocorre com interação e confiança, e ninguém pode ser hipnotizado contra sua vontade.
A hipnose apresenta algum risco?
O estado de hipnose é algo natural do ser humano, um processo que por si só é terapêutico e traz inúmeros benefícios. A hipnose em si não apresenta riscos e não causa dano, mas se for realizada por pessoas má intencionadas, inexperientes ou incompetentes poderá sim causar mazelas psicológicas difíceis de erradicar. Daí a importância de se procurar um profissional habilitado, competente e com uma boa formação.
Hipnose é esoterismo, espiritismo, ou algo religioso?
Não, de maneira alguma. A hipnose é um fenômeno (e uma técnica) reconhecida pela ciência, e devidamente regulamentada pela Medicina, pela Psicologia, pela Odontologia, pela Fisioterapia bem como diversas outras áreas científicas.
A hipnose é um fenômeno neurofisiológico legítimo, onde o funcionamento do cérebro possui características muito especiais. Tais características, únicas, podem ser verificadas por alterações em eletroencefalograma no decorrer de todo estado hipnótico e visivelmente por manifestações não presentes em outros estados de consciência, como rigidez muscular completa, anestesia, hipermnésia (reforço da memória) e determinados tipos de alterações de percepção. A hipnoterapia usa as vantagens de trabalhar com o cérebro neste estado para ajudar as pessoas.